sábado, 28 de janeiro de 2012

FELTRAGEM NA SPFW - INVERNO 2012

a
A arte da feltragem apareceu em alguns desfiles na SPFW.
a
Além dos tecidos feltrados que fiz para João Pimenta (vide no post abaixo), a Cori, Fernanda Yamamoto e a Animale utilizaram da feltragem em algumas peças, valorizando ainda mais esta arte.
a
A feltragem ainda é pouco conhecida no Brasil e, também, pouco divulgada.
a

a
“Da parte do desenvolvimento têxtil, estamos trabalhando com a feltragem manual, que é um processo bastante artesanal: é a colocação de uma lã sobreposta em outro tecido de forma manual; isso aqui [a estilista Giselle Nasser explica, sobre a peça da foto acima] é o novelo mesmo, é o fio, a meada da lã, que é aberta por cima do tecido em uma técnica feita à mão com água e sabão; as fibras transpassam e se misturam, é quase uma osmose de fibras”.
Fonte: http://ffw.com.br/noticias/moda/preview-veja-em-primeira-mao-os-detalhes-da-colecao-inverno-2012-da-cori/
a




a
Bianca Maria Sforza, uma das mulheres mais retratadas por artistas do período renascentista: foi daí que partiu a pesquisa pro desfile de Fernanda Yamamoto de outono-inverno 2012. Mas os retratos de Bianca, que foram reproduzidos em jacquard, não são o único mote da coleção, apesar do resultado interessante. Brilha ainda mais a estampa à tapeçaria com bordado de pedrarias navete, o canutilho preto, a feltragem agora com resultado menos artsy mais “vida real”, o náilon artesanal sobre o feltro plastificando a peça. Fernanda cresceu muito da última coleção pra cá: ela mantém o estranhamento da cartela de cor inusual, as inspirações surpreendentes e as experimentações técnicas mas inclui duas coisas. 1) Uma roupa que sai da passarela pro guarda-roupa da cliente com mais facilidade. 2) Um clima boyish que dá um charme todo especial pra moda dela, com muitas camisas, calças e shapes quadrados de camiseta e casaco. Grau cool: 100%. (Jorge Wakabara)
Fonte: http://msn.lilianpacce.com.br/desfiles/fernanda-yamamoto-spfw-outono-inverno-2012/
a

a
A grife Animale abriu a semana de moda SPFW trazendo a modelo Huntington-Whiteley, qual será o rosto da marca nessa estação. Animale, se inspirou no construtivismo russo apostando em looks pijamas, super tendência pra estação! Casacos de diversos tamanhos, recortes lisos e tweed feltrado, cashmeres bordados em pérolas e cristais, saias a midi veio com total força, macaquinhos, terninhos, vestidos com um ar anos 20, muito veludo e muita transparência. Em sua cartela de cores está o verde musgo, preto, vermelho, ouro, champanhe e o pérola.
Fonte: http://www.sassaa.com/2012/01/spfw-inverno-2012-animale.html

João Pimenta, um favorito

Ilsa Rodrigues
Fonte: http://iesarodrigues.com.br/blog5/?p=12445
a
Um dos desfiles mais cult da SPFW, o do João Pimenta. Pelo acabamento de estilo, o styling, a música, a cena toda de acordo com o conceito do autor. Conceito, é isto o trabalho dele. Roupas dramáticas, que vestiriam um Jedi, um Hamlet, um quacker. Em tecidos que não existem, são tramados em teares antigos, no mesmo molde dos tweeds originais. Modelos com máscaras de pássaros bicudos, agressivos. Penso onde e quem usaria uma coleção destas. Um artista plástico num vernissage. O protagonista de um filme numa cerimônia de premiação – e ele sai com a estatueta nas mãos. Um jovem repórter de moda, querendo aparecer – quando for veterano, estará de jeans e tênis All Star
a
Não é comercial, está fora das tendências, mas como é bom assistir ao João Pimenta.
a
Ficha:
Direção de desfile: Ruy Furtado
Styling: equipe João Pimenta
Trilha: Max Blum
Beleza: Ricardo dos Anjos
Tear: Alexandre Heberte
Acessórios (máscaras, golas e basques): Marcelo Andreotti
Sapatos (maravilhosas, as botas): Renato Peixoto
Feltragem: Tania Stahl
Tricô: Ana Maria Santos
a

 

 

 



















a
Fotos: Ines Rozario

Lupa na coleção: marcas do 5º dia da SPFW investem em diferentes texturas para o inverno 2012

Julia Guglielmetti
Do UOL, em São Paulo
a

No penúltimo dia de desfiles do SPFW, as marcas investiram em coleções com muitas texturas. A Maria Bonita, João Pimenta e Gloria Coelho propuseram aplicações que renovam o paetê, bordados de canutilhos e tramas de lã.
a
• Assita ao desfile de Inverno 2012 da Maria Bonita:
http://estilo.uol.com.br/videos/assistir.htm?video=spfw-inverno-2012--maria-bonita-04020D983660D8A12326
 
A Maria Bonita sempre aposta em novos materiais e texturas em suas coleções. Uma viagem para o Norte do país inspirou a estilista Daniela Jessen, que criou bordados com canutilhos coloridos sobre a lã, inspirados nos grafismos indígenas e ainda, plaquinhas que lembram a textura de madeira recobriram toda a saia, trazendo uma proposta de paetê "abrasileirado".
a

• Assita ao desfile de Inverno 2012 da João Pimenta:
http://estilo.uol.com.br/videos/assistir.htm?video=spfw-inverno-2012--joao-pimenta-0402CD983860D8A12326
a
A marca masculina João Pimenta uniu o passado ao futurismo, inspirado pelo movimento literário Steampunk. Com uma cartela de cores sombria, a marca propôs tecidos tramados em tear e feltragem. O casaco curto ganhou textura com uma trama aberta de fios de diferentes tons e espessuras.
a

• Assita ao desfile de Inverno 2012 de Gloria Coelho:
http://estilo.uol.com.br/videos/assistir.htm?video=spfw-inverno-2012--gloria-coelho-04024E983260D8A12326
a
Gloria Coelho, inspirada por neutrinos e vulcões, fechou o desfile com vestidos transparentes recobertos de aplicações de círculos acetinados que imitam grandes botões, e criam um aspecto de maxipaetês.
a
Fonte: http://estilo.uol.com.br/moda/ultimas-noticias/redacao/2012/01/23/lupa-na-colecao-marcas-do-5-dia-investem-em-diferentes-texturas-para-o-inverno.htm

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

SPFW | release da coleção inverno 2012 | João Pimenta

a
JOÃO PIMENTA

a
Um cenário tecnológico onde a relação espaço e tempo são recriados com engenhosidade. Assim pode ser definido brevemente o movimento literário chamado Steampunk, um subgênero da ficção científica, ou ficção especulativa, que aborda obras ambientadas no passado em um estilo normalmente associado ao futurismo ou retrofuturismo. Tal fundamento dramático é usado na coleção desenvolvida pelo estilista, que traz referências à estética do século XIX em suas modelagens, recortes e shapes.
a
João também resgata o interesse pelas manufaturas como técnicas antigas de tear. Os tecidos foram tramados em três teares manuais: tear de quatro quadros, de dois quadros e um pente liço. Os pontos ou técnicas aplicadas são ponto tela, padronagem sarja, padronagem espinha, xadrez e olho de perdiz; com recursos de interpenetrações, Soumak, inserção de elementos e desconstrução têxtil e ainda feltragem, feltragem de agulha, bordados e tricô.
a

Tecido: Alexandre Heberte

Paletó em feltragem

Lapela em feltragem

Mangas em feltragem

Calça em feltragem
a
Sem abrir mão de uma imagem forte como “Plague Doctor”, o estilista foca a modelagem na alfaiataria buscando alterações no design do tradicional terno, exteriorizando por meio das roupas a ideia em “todo príncipe tem seu monstro”.
a
Foi utilizada como suporte uma cartela sombria, com contrastes entre marinho, marrom, vinho, musgo e preto. Estas tonalidades estão presentes em materiais como lã, lã fria, couro e tricoline.
a
FICHA TÉCNICA
a
Direção de desfile: Ruy Furtado
Styling: Equipe João Pimenta
Trilha: Max Blum
Beleza: Ricardo dos Anjos
Tear: Alexandre Heberte
Tear de Papelão: Alexandre Heberte
Supervisão têxtil: Silvia Ribeiro
Acessórios (máscaras, golas e basques): Marcelo Andreotti
Bordados: Marcelo Andreotti
Sapatos: Renato Peixoto
Feltragem: Tania Stahl
Tricô: Ana Maria Santos
a
Fonte: http://www.namidiacom.com.br/index.php/spfw-release-da-colecao-inverno-2012/

domingo, 22 de janeiro de 2012

Preview: João Pimenta traz o steampunk para seu Inverno 2012

a
O estilista João Pimenta em seu atelier, durante visita do FFW ©Juliana Knobel]
a
a
João Pimenta gentilmente abriu as portas de seu atelier para mostrar ao FFW o que ele está preparando para esta temporada. E a apresentação promete: o visual da coleção influenciada pelos séculos 17 e 19 já é impactante nos cabides, mas o estilista afirma que ela toma uma forma totalmente nova quando no corpo dos modelos. Veja o que João Pimenta tem a dizer sobre seu Inverno 2012: “Comecei com a ideia de que todo príncipe tem um monstro dentro de si, e a brincadeira é trazer pra fora esse monstro interiorizado. Esse era o fundamento, a ideia da coleção. Por isso ela é toda escura, com os tecidos misturando contrastes de cores escuras. O raciocínio é em cima do steampunk, um subgênero da ficção científica, e você resgata visuais de épocas passadas; a minha coleção é inspirada no século 19, então eu busquei aí os meus recortes, modelagens, cores, formas”.
a

a
“Outra coisa muito importante desse trabalho foi produzir os tecidos. Primeiro que você não encontra tecido, principalmente masculino, não sei o que acontece com o mercado; se você quer um tecido bacana, tem que comprar importado – nem linho a gente tem mais aqui. Então quis fazer os meus tecidos e resgatar essa questão de manufatura, principalmente do Brasil. Vejo gente valorizando muito essa questão de ‘meu zíper é importado’, e eu quis brincar com isso e juntei pessoas de vários lugares: meu tecido é de um tecelão do Ceará; meu tricô eu fiz com uma pessoa da periferia da Lapa; então tenho o bordado, o crochê, tricô, as manufaturas do tear, o tear de papelão, feltragem… é uma coleção em que estou brincando muito com essa coisa de valorizar o exclusivo, a peça única mesmo”.
a



Feltragem :


a
Fonte: http://ffw.com.br/noticias/moda/preview-joao-pimenta-se-inspira-no-steampunk-em-seu-inverno-2012/

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

MANTA PARA UM BEBÊ ESPECIAL

a
Fiz esta manta, em feltragem molhada, para o Martin, filho de amigos muito queridos.
É um momento de alegria que vem com pirulitos.
Mazal Tov!
a