domingo, 31 de outubro de 2010

UM POUCO SOBRE A FELTRAGEM...

A feltragem é uma arte apaixonante e terapêutica.
a
Arte porque é manual, única, e imprime a personalidade do artista na obra. O olhar, a emoção e a visão do artista é a inspiração que necessita ser expressada e materializada, com o domínio de alguma técnica anteriormente estudada.
a
Apaixonante porque após a experimentação, é o amor empregado em cada obra que leva o artista a criar continuamente.
a
Terapêutica porque ao estar envolvido em uma obra, o artista concentra-se em seus pensamentos mais profundos, deixa a vida cotidiana de lado temporariamente, a imaginação e criatividade fluírem e, finalmente, mas muito importante, abandona o stress. O contato com a lã pura propcia leveza, macies e uma sensação
mágica.
a
É com estes 3 pontos que eu defino a feltragem. Não desprezo  as definições dos dicionários, mas agrego a estes a emoção impregnada nesta arte.
a
Como técnica, ao pensarmos em feltragem molhada (wet felting) e em nuno felting, temos que ter em mente seus 3 princípios: calor, ensaboamento e movimento.
O calor nós obtemos através de água quente; o ensaboamento pode ser feito utilizando-se qualquer tipo de sabão neutro, detergente ou shampoo e o movimento é executado em etapas de fricção, rolagem e agitação.
a
O domínio da técnica é fundamental, em qualquer área, para atingirmos confortavelmente, as formas que queremos dar aos nossos objetivos. Porém, só o domínio da técnica não permite a criação de uma obra. Aí entra a criatividade do artista, que utiliza-se da técnica para transformar os materiais em arte.
a
A feltragem é a união de técnica e lã, para criar qualquer tipo de objeto ou peça que a imaginação alcançar. Não há limites para a criação com lã. Pela sua plasticidade e variação de cores é possível expressar da forma mais abstrata até a mais concreta e complexa. Isto, em outras palavras, quer dizer, traduzir uma emoção em algo tocável.
a
A feltragem foi descoberta há 6500 AC, na região da Mongólia e repaginada como arte, nos anos 80, com a utilização de técnicas mais adaptadas aos dias atuais. Desta maneira, podemos criar vestuário, acessórios, objetos de decoração e até esculturas mais concretas. A mixigenação da lã com outros materias, passa a agregar valor à própria lã.
a
A feltragem seca ou feltragem com agulhas (needle felting), como técnica, é a utilização de agulhas especais, com ranhuras nas pontas, que entrelaça a lã, criando formas planas, bi e tridimencionais.
a
A soma da lã pura com diversos materiais pode ser realizada com seda em suas diversas formas (tecido, casulos, fios, mechas), tecidos de algodão, fibras de várias origens, que permitem a incorporação e entrelaçamento de todos os elementos.

a
Por tudo isso eu digo e repito sempre: a arte da feltragem é apaixonante e terapêutica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário