terça-feira, 6 de setembro de 2011

OVINOS NATURALMENTE COLORIDOS



Abconc é a Associação Barasileira de Criadores de Ovinos Naturalmente Coloridos.

Ovinos naturalmente coloridos são quaisquer ovinos que não sejam brancos. Eles podem ser totalmente ou parcialmente pigmentados, em cores variando do marrom escuro ao creme, e do preto a cinza prateado.

Ovinos com Lã naturalmente colorida são encontrados ocasionalmente na maioria das raças. Em vários países do mundo, ovinos coloridos de alta qualidade são freqüentemente mantidos por sua lã, que tem uso artesanal e comercial. Entre as raças favoritas estão: Merino, Romney, Corriedale, Ideal e Border Leicester, entre as criadas no Brasil.

Por séculos os ovinos têm sido selecionados para produzir lã branca. Os principais estímulos foram o desenvolvimento de tingimentos que permitem uma diversificada gama de cores do que somente as cores naturais das primitivas raças ovinas. Esta seleção de ovinos brancos apenas mascarou a presença de genes para cores nas modernas raças brancas, devido a ação inibidora do gene branco dominante.

Não é incomum aparecer num rebanho branco, cordeiros pretos ou coloridos, mas estes cordeiros são normalmente castrados ou abatidos. Contudo, o que nem sempre é reconhecido o fato de que, para produzir um cordeiro colorido, ambos pais devem estar carregando o gene para cor.

Em vários países existem Associações, com o objetivo de preservar, divulgar e melhorar a qualidade dos ovinos naturalmente coloridos, ressaltando-se as da Nova Zelândia, da Austrália, da Inglaterra e a dos Estados Unidos, entre outras.

Por isso, aqui no Brasil, no Rio Grande do Sul, foi criada a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Naturalmente Coloridos. O principal objetivo da Associação é divulgar e difundir estes animais, possibilitando o registro de animais puros e selecionados, que produzirão lã e pele de qualidade para diferentes fins. Atualmente, entre as raças lanadas, somente a Karakul e a Crioula são reconhecidas pela ARCO, mas suas lãs, por sua grossura, são mais adequadas para confecção de palas, tapetes, mantas e objetos de decoração.

Raças deslanadas como o Santa Inês, Morada Nova e Cariri também são consideradas naturalmente coloridas. Na África do Sul, a raça Damara é amplamente utilizada por causa de sua pele de alta qualidade e colorido natural, exemplo que pode ser seguido aqui no Brasil.

Estes animais podem se tornar um excelente nicho de mercado em propriedades de qualquer tamanho, seja produzindo peles, lã para uso artesanal ou comercial, ou produzindo pelegos, que hoje são vendidos a valores superiores ao de um animal vivo. Além disso, a demanda por produtos naturais, sem tingimentos ou com tingimentos naturais, vem crescendo a cada dia em todo o mundo.

Em 2009, o Rio Grande do Sul e o Brasil sediaram o VII Congresso Mundial de Ovinos Naturalmente Coloridos, que ocorre de 5 em 5 anos com participação de criadores de vários países.
 
Eu participei deste Congresso e posso dizer que aprendi muito sobre ovinos. Foi maravilhoso!

2 comentários:

  1. Como assim raças deslanadas, tratam-se de ovinos "pelados" que não produzem lã? Outra pergunta: qual a aplicação (imagino que industrial) para pelegos? Tadinho do animal... A qualidade de nossa melhor lã está muito longe das neozelandesas?
    Delícia de postagem...

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Peço licença para pedir ajuda na divulgação do VOTO DISTRITAL.
    No youtube tem um video explicando como funciona e o que é http://youtu.be/QF3mpXuSU9U
    e aqui é o site http://www.euvotodistrital.org.br/assine/
    Se você também acha que podemos acabar com a corrupção no nosso país, ajude-nos a divulgar.
    70 mil pessoas já assinaram.
    Precisamos lutar contra esses políticos corruptos
    Grata
    Vitoria

    ResponderExcluir