domingo, 22 de janeiro de 2012

Preview: João Pimenta traz o steampunk para seu Inverno 2012

a
O estilista João Pimenta em seu atelier, durante visita do FFW ©Juliana Knobel]
a
a
João Pimenta gentilmente abriu as portas de seu atelier para mostrar ao FFW o que ele está preparando para esta temporada. E a apresentação promete: o visual da coleção influenciada pelos séculos 17 e 19 já é impactante nos cabides, mas o estilista afirma que ela toma uma forma totalmente nova quando no corpo dos modelos. Veja o que João Pimenta tem a dizer sobre seu Inverno 2012: “Comecei com a ideia de que todo príncipe tem um monstro dentro de si, e a brincadeira é trazer pra fora esse monstro interiorizado. Esse era o fundamento, a ideia da coleção. Por isso ela é toda escura, com os tecidos misturando contrastes de cores escuras. O raciocínio é em cima do steampunk, um subgênero da ficção científica, e você resgata visuais de épocas passadas; a minha coleção é inspirada no século 19, então eu busquei aí os meus recortes, modelagens, cores, formas”.
a

a
“Outra coisa muito importante desse trabalho foi produzir os tecidos. Primeiro que você não encontra tecido, principalmente masculino, não sei o que acontece com o mercado; se você quer um tecido bacana, tem que comprar importado – nem linho a gente tem mais aqui. Então quis fazer os meus tecidos e resgatar essa questão de manufatura, principalmente do Brasil. Vejo gente valorizando muito essa questão de ‘meu zíper é importado’, e eu quis brincar com isso e juntei pessoas de vários lugares: meu tecido é de um tecelão do Ceará; meu tricô eu fiz com uma pessoa da periferia da Lapa; então tenho o bordado, o crochê, tricô, as manufaturas do tear, o tear de papelão, feltragem… é uma coleção em que estou brincando muito com essa coisa de valorizar o exclusivo, a peça única mesmo”.
a



Feltragem :


a
Fonte: http://ffw.com.br/noticias/moda/preview-joao-pimenta-se-inspira-no-steampunk-em-seu-inverno-2012/

Nenhum comentário:

Postar um comentário